Qual a duração do curso?

O Curso tem duração de três anos, com propostas diferentes para cada ano.

Qual a Experiência da Movimento?

A Clínica e Escola Movimento tem 26 anos de história na profissionalização de Terapeutas Clínicos. É o primeiro instituto de Terapia Familiar Sistêmica de Santa Catarina e os primeiros a enfocar na virada pós-moderna, que teve início em 1980 e influencia até hoje no treinamento de Terapeutas.

Qual o certificado do curso de Especialização da Movimento?

O Curso é Certificado pela ABEP (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) e CFP (Conselho Federal de Psicologia), conferindo ao Profissional o título de Especialista Clínico. Também é Certificado pela ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar) como instituto formador de Terapeutas de Família.

Qual a frequência de encontros do curso por ano?

No primeiro e segundo ano os encontros são mensais, nas sextas-feiras, das 17h 30min às 20h 30min (Prática Clínica) e nos sábados (Teoria), das 8h 30min às 18h 30min.

No terceiro ano os encontros são quinzenais, nas sextas-feiras das 10h às 17h (Atendimento Psicológico Supervisionado).

Cinco vezes ao ano acontecem Workshops aos sábados, das 9h às 18h. Todos os estudantes da Especialização participam.

Quais as propostas para os três anos de curso?

No primeiro ano, a teoria é experimentada a partir da auto referência do estudante, aquilo que, em sua experiência humana, o prepara para ser um Terapeuta Sistêmico.

A prática é experimentada pela participação da turma como Equipe Reflexiva de atendimentos em Grupo aberto da ONG ASSIM, onde o Supervisor facilita o encontro do Grupo e os estudantes contribuem. Os  estudantes são supervisionados pré e pós encontro com o Grupo.

No segundo ano, a teoria é construída a partir do diálogo entre Terapeuta e Cliente. Do momento de encontro e Conversação Terapêutica, e dos recursos singulares de cada estudante para esses relacionamentos.

A prática é experimentada com o Grupo aberto da ASSIM. No segundo ano os estudantes se revezam em duplas na facilitação do encontro. O Supervisor participa junto à Equipe Reflexiva. Como no primeiro ano, é feita a supervisão pré e pós sessão.

No terceiro ano,  as aulas passam a ser quinzenais (sextas feiras manhã/tarde). Os estudantes realizam o estágio prático, passando a atender Clientes do começo ao fim em sessões que variam de cinco a oito encontros. Em todos os atendimentos a turma participa como Equipe Reflexiva com um Supervisor pré e pós sessão.

Durante cada ano ocorrem cinco encontros reunindo todas as turmas da Especialização para Workshops, cujos temas são construídos pelos estudantes. Uma oportunidade de conhecerem quem está trabalhando e falando a Linguagem Sistêmica.

O que mais posso encontrar na Movimento?

A Estrutura da Clínica e Escola Movimento oferece: Curso para Especialização de Psicólogos, ONG para Prática Clínica Voluntária dos Profissionais, Clínica para atendimento particular, Equipe para o Aperfeiçoamento Profissional a partir de Cursos, Supervisão, Terapia, Coaching e Grupos de Estudo.

Pin It on Pinterest

Share This