Grupos de Terapia

As Terapias de Grupo são espaços privilegiados para a reflexão sobre a forma que estamos vivendo e contando nossas vidas, porque somos seres grupais.

Nossa identidade é constituída por um Grupo muito especial de múltiplas vozes (personagens internos) com os quais confabulamos nossas histórias.

Estamos povoados de muitos outros, de falas que não nos pertencem mais, de modelos repressores que não nos desgrudam. Assim como também de outros que nos acompanham em nossa solidão, em momentos de dúvidas, dor e prazer.

Nosso ser individual que aparenta unicidade é um ser múltiplo, grupal composto de um self dialógico.

Somos muitos em um encontro com o outro, e precisamos de muitos outros para conhecer os muitos “eus” que somos.

No espaço da conversação grupal, cada um poderá se reconhecer e se diferenciar em cada uma de suas múltiplas vozes, ao olhar o outro.

No sofrimento de um, na rigidez de outro, na serenidade de um, na explosão de outro, na ousadia de um, no silencio passivo de outro.

E assim um Grupo se constrói.

Enfrentando o medo que o diferente provoca, educando o olhar para a postura não eliminativa, para a escuta e a fala em múltiplas vozes.

Quanto recurso nos habita quando nos tornamos os “autores” da nossa história. E passamos a ser também o “diretor” que dirige os personagens internos, como “atores” nas tramas das formas de vida que escolhemos interpretar ao viver.

INFORMAÇÕES:

Quem coordena: Telma Lenzi

Tipos de Grupos: Mistos ou de gênero (só masculino ou feminino)

Frequências: Encontros quinzenais

Horário: Segundas-feiras das 18:30 hs as 20hs

Tempo de duração: 90 min

Número de participantes: 5 pessoas

Pin It on Pinterest

Share This